De antemão, os adesivos Trava Rosca são anaeróbicos, ou seja, é um tipo de cola a base de metacrilatos.
O tempo de secagem total, também conhecido como cura, ocorre com a ausência de oxigênio e este processo geralmente leva em torno de 24 horas para ser concluído.
Como identificar o Trava Rosca Correto?
Para facilitar a identificação do tipo ideal de trava rosca, os fabricantes definiram um padrão de cores e destacam nas embalagens 4 cores para identificar o grau de adesivagem do produto, são elas:
- Roxo / Púpura – Baixo Torque, possui o menor nível de adesivagem, é recomendado para ser utilizado em superfícies como latão ou alumínio, assim como, óculos, parafusos de computadores e até mesmo em carburadores.
- Azul – Médio Torque, possui nível médio de adesivagem, é indicado para o travamento de parafusos, porcas, prisioneiros e roscas.
- Verde – Considerado de Médio e Alto Torque, este Trava Rosca é indicado para ser utilizado no travamento de buchas, polias, engrenagens, terminais elétricos e rolamentos.
- Vermelho – Alto Torque, possui o maior nível de adesivagem, este Trava Rosca é indicado para ser utilizado em objetos ou áreas que sofrem fortes vibrações, como por exemplo: Máquinas de lavar e parafusos para bloco de motores, sendo assim, é uma excelente opção para travar roscas, prisioneiros e parafusos de médio e grande porte.
Desmontagem
Para realizar a desmontagem dos Trava Roscas de baixa e média resistência, utilize ferramentas manuais comuns, em contrapartida, os de alta resistência precisam ser aquecidos geralmente em até 250 ºC e a porca ou parafuso precisam estar aquecidos durante o processo de remoção.