Desde já, os chumbadores servem de ancoragem para fixar objetos em diversos substratos como por exemplo: alvenarias, pedras, granito, bem como em estruturas metálicas e madeira.
Logo, o uso de chumbador na Construção Civil e até mesmo em instalações elétricas e hidráulicas, acaba se tornando uma das ferramentas essenciais para realizar vários tipos de fixações.
Tipos de chumbadores
Você encontrará chumbadores com tipos diferentes de sistemas de ancoragem mecânica e química.
O Chumbador Parabolt é um exemplo de chumbador mecânico, além disso, é muito comum encontrar no mercado, o modelo chumbador PBA. Ele é composto por um parafuso expansor, presilha, porca e arruela lisa. E pode ser aplicado em estruturas metálicas, sistemas de armazenagem e movimentação entre outros.
Do mesmo modo, o Chumbador Alfa ou modelo chumbador AF-Alfa, também é de ancoragem mecânica, porém, é composto por parafuso expansor, jaqueta, porca e arruela lisa. E como característica, pode ser utilizado em todos os materiais de base maciços.
Contudo, existem vários tamanhos de chumbadores, que podem ser classificados em polegadas ou milímetros.
Sendo assim, os tamanho mais comuns são chumbador 1/4, chumbador 5/16 e o chumbador 3/8 de polegadas.
Agora o Chumbador Químico, é uma argamassa injetável para ancoragem em alvenarias e concreto.
Aplicações
Para aplicar o chumbador mecânico, você precisará realizar um furo com um martelete no diâmetro e profundidade indicada, limpar o furo com uma bomba de ar, introduzir o chumbador no furo passando pela peça que irá fixar com ajuda de uma marreta e em seguida, apertar a porca para provocar a expansão e finalizar a fixação.
E para aplicar o Chumbador Químico, também é necessário realizar um furo no local à fixar, limpar muito bem o furo antes de inserir o chumbador químico. Porém, pode ser necessário o uso da camisa de injeção para concluir a fixação.